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VERA: a nova geração de displays para testes de voo no 777-9

  • Foto do escritor: Comandante Bassani
    Comandante Bassani
  • 3 de out.
  • 3 min de leitura

Por Comandante Bassani - ATPL/B-727/DC-10/B-767 - Ex-Inspetor de Acidentes Aéreos SIA PT - www.personalflyer.com.br/ - captbassani@gmail.com - OUT 2025



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Imagem Boeing media promo


A Boeing está introduzindo um sistema inovador chamado VERA nos testes de voo do 777-9, com o objetivo de aumentar a eficiência, precisão e taxa de sucesso no primeiro ensaio de manobras críticas.


O que é o VERA


  • VERA significa Visually Enriched Rendering Application. Ele integra dados de teste de voo em tempo real diretamente no Primary Flight Display (PFD), em vez de usar displays auxiliares separados.

  • O sistema projeta parâmetros de ensaio (como carga G, ângulo de bank, deflexão dos comandos, etc.) com cores, ícones e simbologias já familiares aos pilotos, respeitando a filosofia de displays da Boeing.

  • O VERA é ativado por meio de um comutador rotativo que substitui o display padrão do PFD por um modo de teste visual enriquecido.


Ganhos esperados / benefícios


  1. Aumento da taxa de sucesso no primeiro ensaio:

    Antes do VERA, a Boeing estimava que cerca de 70% dos testes eram concluídos com sucesso na primeira tentativa — o restante exigia repetição. Com VERA, a meta inicial é elevar essa taxa para 85%, com projeção de alcançar até 98%.

  2. Melhora da consciência situacional:

    Ao exibir parâmetros críticos de manobra diretamente no display principal, os pilotos não precisam referenciar múltiplos sistemas auxiliares, reduzindo o tempo de decisão e o esforço cognitivo.

  3. Redução de testes repetidos e custos associados:

    Menos repetições significam menor consumo de tempo de ensaio, menos horas de voo dedicadas à certificação e economia de recursos.

 

Implementação no 777-9


  • O VERA foi inserido nos voos de teste do 777-9 e também aplicado no 737-10.

  • A Boeing redirecionou um link redundante óptico (fiber-optic link) já presente na arquitetura de display do avião para conduzir dados de teste ao PFD, sem necessidade de hardware auxiliar pesado.

  • O design aproveita a compatibilidade com a filosofia de displays da Boeing, usando cores e alertas coerentes com o restante do sistema de aviônicos.

 

Desafios e considerações


  • Adaptação de pilotos e engenheiros de ensaio para interpretar corretamente os novos visuais e simbologias.

  • Integração segura sem comprometer os sistemas normais de voo (mesmo em modo teste).

  • Garantir que o VERA não interfira nos protocolos de segurança e redundâncias existentes durante o voo de ensaio.



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 Imagem Boeing media promo


Perspectivas


A Boeing deverá continuar refinando o VERA com base nos resultados obtidos na campanha de testes do 777-9, com expectativa de introduzir variações em outros programas de voo, como o 737-10 e o futuro cargueiro 777-8F. Do ponto de vista regulatório, autoridades como FAA e EASA acompanharão atentamente o uso de overlays em tempo real no Primary Flight Display (PFD) para fins de ensaio em voo, avaliando impactos na carga de trabalho dos pilotos, na robustez dos dados para certificação e na segurança operacional — exigindo safety cases documentados. Se o VERA mantiver os índices de “first-time success” próximos às metas estabelecidas, há potencial para redução de horas de ensaio e custos, bem como para maior previsibilidade no cronograma de certificação. No entanto, o sistema não elimina etapas centrais do processo regulatório nem substitui verificações de conformidade, mas pode representar um avanço relevante na eficiência e no controle de risco durante campanhas de teste.


Bons voos!

 

Fontes:

Boeing – High Five: Fifth 777-9 takes flight 

Boeing – 5 in flight: See the full 777-9 fleet in action 

Boeing – página oficial do programa 777X By Design 

Aviation Week & Space Technology — “Boeing Improves 777-9 Flight-Test Execution With New Pilot Display” (Guy Norris, 25 setembro 2025)

Airspace Economy — “Boeing 777-9 Flight Test Improvements, VERA Display 2025




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