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Do biomimetismo à realidade operacional - O status do "Wake Energy Retrieval"

  • Foto do escritor: Comandante Bassani
    Comandante Bassani
  • 12 de dez.
  • 3 min de leitura

Por Comandante Bassani - ATPL/B-727/DC-10/B-767 - Ex-Inspetor de Acidentes Aéreos SIA PT - www.personalflyer.com.br/ - captbassani@gmail.com - Dez/2025




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Imagem IA


Para nós, pilotos, a esteira de turbulência (wake turbulence) sempre foi sinônimo de perigo e separação mínima obrigatória. No entanto, o projeto fello'fly da Airbus, agora evoluído para o programa GEESE (SESAR JU), está reescrevendo essa regra ao transformar a energia desperdiçada em eficiência pura, inspirando-se no voo de formação dos gansos selvagens.


1. O início: a prova do conceito foi lançada em 2019 - 2020, o objetivo inicial era provar a física. Em 2021, a Airbus realizou com sucesso o primeiro voo transatlântico de "Wake Energy Retrieval" (WER) com duas aeronaves de teste A350.

  • A técnica: a aeronave "seguidora" posiciona-se na corrente ascendente suave (smooth updraft) criada pela esteira da aeronave líder, a cerca de 1,5 a 2 milhas náuticas de distância.

  • O resultado: uma redução comprovada de mais de 5% no consumo de combustível e emissões de CO2, sem comprometer o conforto dos passageiros.


2. O Meio: o desafio da integração ATM (projeto GEESE - Gain Environmental Efficiency by Saving Energy) após provada a aerodinâmica, o desafio mudou para a operação: como coordenar dois voos comerciais distintos para se encontrarem no meio do oceano com precisão de segundos?


Sob a égide do projeto GEESE da SESAR 3 JU, a Airbus uniu-se a operadoras como Air France, Delta, French bee e Virgin Atlantic, além de  Air Navigation Service Providers (ANSPs - DSNA, NATS, Eurocontrol).

O foco deixou de ser apenas "voar na ala" para ser "gerenciar o encontro".


3. A posição atual: validação operacional (Dezembro de 2025)

Neste mês de dezembro de 2025, o consórcio anunciou a conclusão de uma fase crítica de testes reais no Atlântico Norte.

  • O que foi testado: não o voo em formação em si (a física já está validada), mas sim o processo de "encontro (rendezvous)".

  • A tecnologia: o uso de novas ferramentas de assistência ao pareamento (Pairing Assistance Tools) para despachantes e pilotos.

  • Para os pilotos: a validação focou nos procedimentos de cockpit para ajustar trajetórias e garantir que as aeronaves cheguem ao ponto de encontro no tempo exato, mantendo a separação vertical convencional até o início do procedimento.


Estamos saindo da fase experimental para a industrialização do conceito. Para a comunidade de pilotos, isso sinaliza uma mudança futura no perfil de voo de longo curso: a operação deixará de ser solitária para se tornar colaborativa. O "Wake Energy Retrieval" prova que a próxima grande fronteira de eficiência não virá apenas de novos motores, mas de uma gestão de tráfego aéreo (ATM) dinâmica e cooperativa.


Bons voos!


Comandante Bassani



Fontes pesquisadas

  1. Airbus: Fello'fly and Geese Project Overview & Press Release (Dec 2025)

  2. SESAR Joint Undertaking: GEESE Project Portal & Validations​​

  3. Eurocontrol & Partners: Operational trials context (DSNA, NATS, Airlines)



COLEÇÃO ASAS DO CONHECIMENTO

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