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Vapor tóxico em aviões comerciais em ascensão!

  • Foto do escritor: Comandante Bassani
    Comandante Bassani
  • 19 de set.
  • 3 min de leitura

Por Comandante Bassani - ATPL/B-727/DC-10/B-767 - Ex-Inspetor de Acidentes Aéreos SIA PT - www.personalflyer.com.br - captbassani@gmail.com - SEP. 2025


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Imagem IA Grok


De acordo com análises recentes, os incidentes de vapores tóxicos em cabines de aeronaves comerciais estão aumentando significativamente, com um crescimento de 660% em relatos para companhias como JetBlue e Spirit Airlines, principalmente em modelos da família Airbus A320. Esses "fume events" envolvem a contaminação do ar da cabine por vapores de óleo e fluidos hidráulicos dos motores, liberados pelo sistema de "bleed air" utilizado na pressurização da aeronave.


Causas principais


O sistema de ar sangrado (bleed air) usa ar comprimido dos motores, que pode se contaminar se selos degradarem ou vazarem, vaporizando óleos e fluidos sob altas temperaturas. Motores modernos, como o PW1100G do A320neo (em serviço desde 2016), são mais suscetíveis devido a tolerâncias mais apertadas e materiais de selos diferentes, resultando em mais de sete vezes os incidentes em comparação ao Boeing 737.

Relatórios da FAA indicam milhares de eventos desde 2010, com companhias aéreas obrigadas a arquivar Relatórios de Dificuldade de Serviço (SDRs) para fumaça ou vapores, embora não haja uma definição oficial para "fume event".


Efeitos na saúde


Tripulantes e passageiros relatam sintomas agudos como visão embaçada, névoa cerebral, dores de cabeça, tremores, náuseas e, em casos graves, danos neurológicos permanentes ou lesões cerebrais semelhantes a concussões. Um comissário de bordo entrevistado pelo NTSB desmaiou em voo, perdeu clareza na fala e testou positivo para lesão neurológica. Estudos revisados pela FAA destacam riscos à saúde por exposição a contaminantes no ar sangrado durante esses eventos.


Respostas regulatórias e tendências recentes


A Airbus lançou o "Project Fresh" para redesenhar partes do A320, como reposicionar vents no topo da aeronave, efetivo em novos aviões a partir de 2026, visando reduzir odores e fumos.

A FAA, em declaração de 15 de setembro de 2025, reforça que incidentes são raros em relação ao total de voos, mas enfatiza a necessidade de abordar causas e fatores contribuintes, com foco em treinamento de tripulações para relatar imediatamente.

A EASA e outras agências europeias apoiam pesquisas sobre síndrome aerotóxica (aerotoxic syndrome), com estudos de 2023 confirmando sintomas neurológicos, respiratórios e cardíacos de exposições crônicas.

Incidentes notáveis incluem um voo Delta Air Lines Boeing 717 em fevereiro de 2025, que retornou a Atlanta devido a fumaça na cabine por contaminação de óleo, e um aumento geral em 2025, conforme relatórios de vigilância da aviação.

A Aerotoxic Association relata que a síndrome aerotóxica afeta números significativos de tripulantes e passageiros, com exposições crônicas de baixo nível a compostos organofosforados.


Investigação e recomendações


A FAA revisou contaminantes no ar da cabine em relatório de 2015, atualizado em discussões de 2025, e o NTSB investigou casos específicos, como um cargueiro DC-8 em 2023 com a tripulação a sentir falta de ar e iniciar imediato retorno ao solo. Agências como FAA e EASA promovem educação e protocolos de relatório, mas críticos apontam lentidão na adoção de sistemas de ar sem bleed air.

A investigação continua, com dados de 2025 mostrando tendências crescentes, conforme destacado em relatórios da Simple Flying (16/09/2025) e no site oficial da FAA.


Este resumo destaca fatos chave para fins informativos, enfatizando a urgência de melhorias na qualidade do ar em cabines para proteger tripulações e passageiros. Para detalhes completos, consulte os relatórios oficiais da FAA, NTSB e EASA.


Bons voos!

 

Fontes:

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