UPS MD-11F em Louisville - Falha estrutural crítica no pylon
- Comandante Bassani

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Por Comandante Bassani - ATPL/B-727/DC-10/B-767 - Ex-Inspetor de Acidentes Aéreos SIA PT - www.personalflyer.com.br/ - captbassani@gmail.com - Dez/2025
As principais lições do relatório preliminar do NTSB

Imagem UPS via NTSB
Em 20 de novembro de 2025, o NTSB divulgou o relatório preliminar sobre o acidente com o MD‑11F da UPS, voo 2976, ocorrido em 4 de novembro no aeroporto de Louisville (Kentucky, EUA). As evidências iniciais apontam para trincas de fadiga no lug (olhal) traseiro de fixação do pylon (pilar de asa) do motor esquerdo, estrutura responsável por fixar o motor à asa, culminando na separação do conjunto engine‑pylon logo após a rotação, incêndio na asa esquerda e subsequente perda de controle em baixa altitude.
Imagens de vigilância mostram o motor esquerdo se desprendendo, passando sobre a fuselagem e caindo no solo, enquanto um incêndio se inicia na junção wing‑pylon; o MD‑11F chegou a cerca de 30 pés AGL (above ground level) antes de perder sustentação, colidir com um prédio da UPS, atravessar um pátio de armazenamento e outras estruturas, resultando em 3 tripulantes e 11 pessoas em solo mortos, além de 23 feridos na área de impacto. A análise inicial de destroços e exames laboratoriais identificou múltiplas superfícies de fratura com sinais de fadiga no lug traseiro e no mancal esférico do pylon esquerdo, combinadas com falha por sobrecarga, padrão compatível com o tipo de degradação estrutural monitorado por autoridades como NTSB, FAA e EASA em aeronaves envelhecidas.
Os gravadores de voo (FDR) e voz (CVR) registraram todo o curto perfil de decolagem e estão sendo analisados por grupos especializados do NTSB, dentro do modelo de investigação recomendado pela ICAO para grandes acidentes de transporte aéreo. Os registros mostram que a tripulação era experiente no tipo, com milhares de horas combinadas em MD‑11, e que a aeronave cumprira inspeções visuais estruturais exigidas em 2021, além de lubrificação recente de componentes do pylon em outubro de 2025; inspeções especiais baseadas em ciclos ainda não estavam vencidas na data do evento.
Como resposta imediata, a UPS imobilizou sua frota de MD‑11 poucos dias após o acidente, em coordenação com a Boeing, enquanto a FAA publicou Diretivas de Aeronavegabilidade emergenciais para MD‑11 e DC‑10, impondo inspeções adicionais em componentes de fixação de motores antes da liberação total para operação. Em paralelo, organizações e bases de conhecimento como EASA, ICAO e SKYbrary têm reforçado, em sua doutrina, a importância de programas de integridade estrutural ajustados à idade da frota, incluindo monitoramento de fadiga em pontos de alta carga cíclica, revisão de limites de vida (“lifed parts”) e atualização contínua de critérios de inspeção.
Este acidente traz à tona a relevância de priorizar a integridade estrutural em vetores complexos e manter vigilância permanente sobre partes críticas sujeitas à fadiga — um lembrete brutal da fragilidade latente, mesmo em aeronaves certificadas e mantidas conforme programas aprovados.
A investigação segue em curso sob o processo DCA26MA024, e o NTSB enfatiza que todas as conclusões são preliminares e podem evoluir à medida que avançam os exames metalúrgicos, a correlação detalhada de FDR/CVR e a revisão dos programas de projeto e manutenção; para a aviação profissional, a mensagem é inequívoca: nenhuma frota envelhecida pode prescindir de dados de campo, engenharia de integridade estrutural robusta e programas de inspeção continuamente atualizados.
Bons voos!
Comandante Luiz Bassani
Fontes principais:
NTSB – Página oficial do caso UPS Airlines Flight 2976, número DCA26MA024 (relatório preliminar, sumário factual, informações de danos e vítimas).
FAA – Comunicados e base de Diretivas de Aeronavegabilidade emergenciais relacionadas a MD‑11/DC‑10 e integridade estrutural de aeronaves envelhecidas.
UPS – Comunicado oficial sobre o acidente e decisão de imobilizar a frota de MD‑11.
Artigos técnicos e de imprensa especializada que repercutem o relatório preliminar, ressaltando falha estrutural no pylon esquerdo e trincas de fadiga no lug traseiro.
Conceitos gerais de fadiga estrutural e investigação de acidentes em materiais de referência de EASA, ICAO e SKYbrary, usados apenas como base conceitual.
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