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Turbulência extrema no ar - Delta Air Lines A330

  • Foto do escritor: Comandante Bassani
    Comandante Bassani
  • 12 de set.
  • 3 min de leitura

Por Comandante Bassani - ATPL/B-727/DC-10/B-767 - Ex-Inspetor de Acidentes Aéreos SIA PT - www.personalflyer.com.br/ - captbassani@gmail.com - SET 2025



Imagem relatório NTSB
Imagem relatório NTSB

Em 30 de julho de 2025, o voo Delta Air Lines 56, operado por um Airbus A330-941 (registro N422DZ), encontrou turbulência severa durante o cruzeiro a 37.000 pés próximo a Creston, Wyoming. O incidente ocorreu às 17:23 MDT, em um voo programado de Salt Lake City (SLC), Utah, para Amsterdã (AMS), Países Baixos, sob as regulamentações da Parte 121 do CFR. Investigadores observaram que a tripulação discutiu o potencial de turbulência ao longo da rota durante os briefings pré-partida e inicialmente observou apenas nuvens cirrus leves enquanto a aeronave subia.


Detalhes do evento


  • A tripulação antecipou turbulência sobre as montanhas Wasatch e desviou para evitar condições climáticas. No FL370, o controle de tráfego aéreo (ATC) atribuiu uma proa para Norte (virada à esquerda para 350°).

  • Pouco após a estabilização da proa, a aeronave sofreu um evento de overspeed (excedendo a velocidade máxima em 15-20 nós), seguido de desengate do piloto automático e uma sequência de ciclos de ascensão/descida repetidos por cerca de 2,5 minutos, com a aeronave atingindo FL380 devido a uma corrente ascendente e depois descendo rapidamente para FL355.

  • Dados preliminares do gravador de dados de voo (FDR) revelaram acelerações verticais oscilando de um pico positivo máximo de cerca de 1,75 g a um mínimo negativo de cerca de -0,5 g, com variações de pitch de até 10° nariz para cima e 5° nariz para baixo. O ângulo de rolagem variou com máximo de 40° asa esquerda para baixo, e a velocidade computada flutuou entre 230 e 290 nós. O primeiro oficial (PF - piloto voando) aplicou procedimentos de recuperação de manobra upset em atitude pelo menos uma vez.


Condições climáticas


  • Um SIGMET convectivo estava em vigor, alertando para trovoadas movendo-se do sudoeste a 10 nós, com topos de nuvens acima de FL450. Imagens de radar da National Weather Service mostram o trajeto da aeronave próximo a buildups climáticos significativos.


Consequências e resposta


  • Lesões: 2 graves e 5 leves entre os 10 tripulantes de cabine; nenhum ferimento nos 3 pilotos. Dos 246 passageiros, 24 foram avaliados por técnicos de emergência médica, com 18 transportados para hospitais locais em Minneapolis (MSP), para onde o voo divergiu; informações sobre suas condições não estão disponíveis.

  • A aeronave sofreu apenas danos menores em componentes internos, sem incêndio ou explosão. Após o evento, o comandante dividiu tarefas no cockpit: o PF gerenciou o voo e comunicações com ATC, enquanto o comandante coordenou com a cabine de passageiros e a empresa em terra. O primeiro oficial avaliou lesões de passageiros na cabine, auxiliado por um passageiro assistente médico para triagem.

  • A tripulação declarou emergência, divergiu para MSP para evitar tempo ruim, revisou dados de desempenho para pouso overweight que gerou um aviso de freios quentes no trem de pouso direito principal após o pouso. A aeronave taxiou para o portão e foi atendida por equipes de resgate aeroportuário, médicas e de manutenção.


Investigação


  • Relatório preliminar do NTSB (Classe 3), com dados de FDR e gravador de voz do cockpit (CVR) enviados para análise no Laboratório de Gravadores de Veículos em Washington, D.C. Especialistas em CVR, FDR, meteorologia, ATC e fatores operacionais estão envolvidos.

  • Partes qualificadas incluem FAA, Delta Air Lines, ALPA, PAFCA e BEA (França) como representante do estado de fabricação (com assessoria da Airbus e EASA).

  • A investigação continua, e as informações são preliminares e sujeitas a alterações.


Este resumo destaca fatos chave para fins informativos, enfatizando a importância da preparação para condições climáticas adversas e respostas rápidas em emergências. Para detalhes completos, consulte o relatório oficial do NTSB.


Bons voos!


 

Referência:

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12 de set.
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Descrição ótima e com boa didática

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