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Endless Runway - Pista sem fim

Atualizado: 21 de nov. de 2024


Por Comandante Bassani - ATPL/B727/DC10/B767 - Ex-Inspetor de Acidentes Aéreos SIA PT.

voopessoal@gmail.com  - Out/2024




O conceito “Endless Runway”, desenvolvido pelo Centro Aeroespacial Holandês (NLR), prevê uma pista circular de 10 quilometros dentro de um aeroporto compacto concebido para lidar com direções variáveis ​​do vento, melhorando potencialmente a capacidade, a segurança e a eficiência do aeroporto, ao mesmo tempo que reduzirá o ruído. Ao permitir que as aeronaves decolem e aterrem sempre contra ventos de proa, independentemente das condições, eliminará as restrições tradicionais de vento cruzado nas pistas, oferecendo operações consistentes em diversas condições meteorológicas.


Este ambicioso projeto poderá revolucionar a infra-estrutura aeroportuária com uma via circular inclinada, minimizando a utilização do espaço ao alojar terminais e instalações dentro dos 3,5 km de diâmetro da pista. Este projeto promete uma maior eficiência do espaço aéreo e reduz a área necessária do aeroporto em cerca de um terço, em comparação com grandes centros como Paris Charles de Gaulle. As simulações sugerem que um aeroporto com uma pista circular poderia igualar a capacidade dos aeroportos tradicionais com quatro pistas, permitindo descolagens e aterragens simultâneas e facilitando trajetórias de voo quase retas para chegadas e partidas, reduzindo a poluição sonora.


Os desafios incluem elevados custos de construção (estimados em 1,5 vezes mais do que os aeroportos tradicionais) devido e estrutura da pista e aos extensos requisitos de concreto. Além disso, a formação dos pilotos e novos procedimentos de aterragem serão necessários para operações seguras. Estão planejados testes de voo preliminares, principalmente utilizando grandes drones em pistas circulares existentes, para analisar o comportamento das aeronaves, especialmente em vários cenários climáticos e de emergência.


Embora a implementação ainda esteja a pelo menos duas décadas de distância, o conceito despertou o interesse pelos seus potenciais benefícios a longo prazo e provavelmente influenciará a inovação futura na aviação.


Principais características e design


Layout circular: a pista é projetada como um círculo de 3 km de diâmetro e 10 km de circunferência, permitindo que as aeronaves aterrem e decolem em qualquer direção. Esta flexibilidade visa abordar uma questão fundamental das pistas retas convencionais ou a sua dependência de condições de vento favoráveis.


Independência do vento: um grande benefício será a capacidade de lidar com diferentes direções do vento. Os pilotos poderiam selecionar a direção do vento mais adequada para a decolagem e aterragem, independente das alterações do vento ambiente, reduzindo os atrasos e aumentando potencialmente a segurança sob condições meteorológicas adversas.


Utilização eficiente do espaço: os terminais e outras instalações aeroportuárias seriam centralizados dentro do círculo, reduzindo teoricamente a área total do aeroporto. Hesselink estima que um layout circular poderia poupar até dois terços do espaço exigido pelos projetos convencionais, tornando-o uma solução compacta para áreas urbanas sobrelotadas.


Projeto de pista inclinada: para lidar com as forças centrífugas durante as curvas, a pista seria inclinada , permitindo que a aeronave seguisse um alinhamento estável durante a decolagem e a aterragem. O design incluirá ajustes na curva e na inclinação para evitar o efeito montanha-russa para os passageiros.


Benefícios operacionais


Capacidade e distribuição de ruído: ao contrário dos layouts tradicionais, a pista circular poderá operar com múltiplas aeronaves a decolar e a aterrar em diferentes pontos do anel em simultâneo, oferecendo capacidades semelhantes aos aeroportos com múltiplas pistas. A poluição sonora também poderrá ser distribuída de forma mais uniforme, aliviando potencialmente os problemas das comunidades próximas dos aeroportos.


Táxis mais curtos e melhores rotas: as aeronaves poderiam potencialmente aceder à pista a partir de locais mais propícios, minimizando o tempo de táxi e o consumo de combustível. As rotas poderiam ser personalizadas para evitar áreas densamente povoadas ou ajustadas com base em objetivos ambientais, como a minimização das emissões.


Simulação e testes

O conceito foi submetido a simulações, incluindo testes que simularam um dos dias mais movimentados a do aeroporto francês Charles de Gaulle. As conclusões sugerem que a pista poderia lidar com grandes volumes de tráfego com atrasos mínimos. A equipe do NLR também conduziu simulações para garantir a segurança, calculando as forças centrífugas e determinando os ângulos de inclinação ideais para manter um ambiente seguro para as aeronaves.


Desafios e perspectivas futuras


Custos de construção elevados: a largura da pista e a necessidade de inclinação precisa, tornam a construção complexa e potencialmente 1,5 vezes mais cara do que os projetos tradicionais.


Formação de pilotos e preocupações de segurança


Operar numa pista circular exigirá novo treinamento para os pilotos, especialmente para gerir a aproximação e a decolagem numa superfície curva. O comportamento do trem de aterragem e dos pneus nestas condições também levanta preocupações que precisam de ser abordadas através de mais testes.


Próximos passos e planos de testes: Helsinki e a equipe da NLR planejam realizar testes na vida real, potencialmente com grandes drones em pistas circulares de automóveis, para validar simulações e testar vários cenários de emergência.


Cronograma projetado: embora o conceito esteja planejado para um futuro a longo prazo (por volta de 2050), Helsinki espera que os testes iniciais possam acontecer mais cedo se o desenvolvimento progredir de forma constante. A pista circular permanece experimental e a viabilidade no mundo real dependerá da superação dos desafios de custos e segurança.


Este conceito suscitou um interesse e discussão significativos, especialmente pela sua abordagem inovadora à eficiência e sustentabilidade aeroportuária. Se for bem-sucedida, a Endless Runway poderá fornecer uma solução inovadora para os desafios ambientais e de capacidade da indústria da aviação.



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