top of page

Operações de tempo de desvio estendido - EDTO

Atualizado: 4 de fev.

Por Comandante Bassani - ATPL/B727/DC10/B767 - Ex-Inspetor de Acidentes Aéreos SIA PT.

voopessoal@gmail.com  - Jan/2025 - https://www.personalflyer.com.br/






Contexto regulatório 


Desde 1985, os requisitos da ICAO para Operações de Alcance Estendido de Aeronaves Bimotoras (ETOPS) garantem um nível de segurança operacional consistente com aeronaves modernas de três e quatro motores. Com a melhoria da confiabilidade e alcance das aeronaves, todas as aeronaves multi-motores a jato começaram a se afastar cada vez mais dos aeródromos alternativos próximos, levando a uma revisão do ETOPS.

Após anos de discussões, em 2012, o regime de Operações de Tempo de Desvio Estendido (EDTO) substituiu o ETOPS com mudanças no Anexo 6 Parte 1 da ICAO. Embora o termo EDTO seja amplamente aceito, o termo ETOPS ainda é permitido desde que os conceitos de EDTO sejam corretamente incorporados na regulamentação. Por exemplo, a FAA redefine ETOPS como 'Operações de Alcance Estendido' e a EASA continua a usar ETOPS para aeronaves bimotoras e LROPS (Operações de Longo Alcance ) para aeronaves de três e quatro motores.

Nova orientação da ICAO  O Anexo 6 da ICAO, particularmente o Anexo D, agora inclui orientações para operações de alcance estendido para todas as aeronaves a motores a jato. A principal mudança é a distinção entre operações que não excedem um 'Tempo Limite' estabelecido pelo Estado do Operador. Voos não-EDTO devem seguir princípios de planejamento de voo adicionais, incluindo:

  • Controle operacional e procedimentos de despacho

  • Identificação de aeródromos alternativos

  • Provisão de informações abrangentes e atualizadas sobre os aeródromos alternativos

  • Garantia de disponibilidade de aeródromo alternativo para aeronaves bimotoras

  • Inclusão de conteúdo adequado nos programas de treinamento de pessoal


Os voos EDTO requerem aprovação explícita com requisitos de design de tipo de aeronave e operacionais. A segurança nas operações EDTO baseia-se em:

  • Prevenção de desvios em rota por meio de um design de aeronave confiável

  • Proteção durante desvios necessários por meio de sistemas operacionais robustos


Tempo máximo de desvio em operação EDTO 


Cada aprovação de Tipo de Design ou Operacional EDTO define um Tempo Máximo de Desvio, com requisitos de design amplificados para desvios superiores a 180 minutos. A ICAO estipula que, salvo aprovação específica, aeronaves com dois ou mais motores não devem operar em rotas onde o tempo de desvio excede o tempo limite estabelecido.


Avaliação de design de tipo EDTO Inclui:

  • Demonstração de design à prova de falhas

  • Validação de sistemas de gerenciamento de combustível, fontes de energia elétrica AC independentes e sistemas de proteção contra incêndio

  • Análise de falhas de sistemas/componentes

  • Identificação de sistemas com tempo limitado, como supressão de incêndio em carga

  • Experiência em serviço da frota mundial

  • Teste de voo de validação do fabricante


A submissão deve ser na forma de um 'Documento de Configuração, Manutenção e Procedimentos (CMP) EDTO', contendo requisitos mínimos de configuração da aeronave para operação EDTO. A aprovação de variantes de aeronaves não depende da experiência em serviço, e novos tipos de aeronaves alcançam qualificação EDTO antes da entrada em serviço.


Processo de aprovação operacional EDTO


Um candidato à Aprovação Operacional EDTO deve aplicar conforme especificado pelo Estado do Operador. O tipo de processo de aprovação seguido dependerá se o candidato tem ou não experiência operacional direta com a aeronave em questão, por exemplo, um ano de operações não-EDTO para uma aprovação de 120 minutos para aeronave bimotora ou um ano de operações EDTO de 120 minutos para uma aprovação de 180 minutos para aeronave bimotora. Com essa experiência, o caminho 'Em Serviço' (anteriormente chamado 'Convencional') é seguido para desenvolver um plano de aprovação simplificado, mas se um candidato não puder demonstrar tal experiência anterior, o caminho de aprovação 'EDTO Acelerado' será aplicado.

Qualquer candidato deverá:

  • Definir as rotas EDTO que serão cobertas pela aplicação.

  • Para o tipo de aeronave a ser usada, estabelecer procedimentos de manutenção EDTO (incluindo, mas não se limitando a, monitoramento da condição do motor, IFSD e consumo de óleo e validação da confiabilidade de partida do APU).

  • Para cada rota proposta, estabelecer uma lista de aeroportos alternativos adequados em rota (os requisitos incluem, mas não se limitam à disponibilidade de pelo menos um auxílio de aproximação e uma Categoria de Combate a Incêndio mínima de 4).

  • Determinar o tempo de desvio EDTO necessário e a velocidade de planejamento com motor inoperante EDTO.

  • Estabelecer a área de operações EDTO necessária.

  • Estabelecer um sistema para obtenção de dados de plano de voo EDTO, ou seja, alternados em rota EDTO, pontos de tempo igual, cenário de combustível crítico e sistemas com tempo limitado.

  • Fazer arranjos para obter dados meteorológicos para os alternados em rota EDTO.

  • Garantir que exista um método confiável de comunicação entre a aeronave e a companhia aérea durante o voo.

  • Revisar as disposições EDTO no MMEL (Master Minimum Equipment List) aprovado para estabelecer o MEL da companhia aérea para EDTO.

  • Estabelecer um método para verificar a confiabilidade da partida em voo do APU.

  • Designar um piloto de verificação EDTO.

  • Estabelecer e documentar completamente os procedimentos operacionais da companhia aérea para EDTO em Manuais de Procedimentos EDTO tanto para operações de voo quanto para processos de manutenção.

  • Expandir o material de orientação de manutenção de aeronaves e tripulação de voo normal para incluir práticas e procedimentos EDTO.

  • Estabelecer procedimentos de treinamento EDTO apropriados para manutenção de linha e pessoal de operações de voo em terra e para a tripulação de voo.


Antes de emitir uma aprovação EDTO, um Estado deve garantir que o tempo máximo de desvio para o operador de um tipo específico de aeronave não exceda a limitação de tempo do sistema significativo EDTO mais limitante relevante para essa operação específica e identificada no Air Flight Manual - AFM (diretamente ou por referência) e, no caso de aeronaves com apenas dois motores a jato que o tipo de aeronave envolvida seja certificado para EDTO.


No entanto, se uma avaliação de risco de segurança específica conduzida pelo operador da aeronave demonstrar a satisfação do Estado que um nível equivalente de segurança pode ser mantido durante operações além dos limites de tempo do sistema mais limitado, existe a discricionariedade para aprovar tal operação. A avaliação de risco de segurança específica necessária para permitir a concessão desta aprovação excepcional EDTO deve:

  • Descrever as capacidades do operador.

  • Fornecer dados que demonstrem a confiabilidade geral da aeronave.

  • Avaliar a confiabilidade de cada sistema com tempo limitado.

  • Fornecer informações relevantes do fabricante da aeronave.

  • Detalhar quaisquer medidas de mitigação específicas.


Qualquer aprovação EDTO emitida por um Estado também deve referenciar a necessidade de conformidade com o cenário crítico de combustível EDTO estabelecido pelo Estado e qualquer voo realizado sob uma aprovação EDTO não deve continuar além do tempo limite especificado até que os alternados identificados tenham sido reavaliados para sua disponibilidade contínua e as informações atuais indiquem que, durante o período em que seu uso possa ser necessário, as condições prevalecentes nesses aeródromos não serão inferiores aos mínimos operacionais aplicáveis ao aeródromo. Se não for o caso, então um curso de ação alternativo, que não envolva exceder o Tempo Limite aplicável, deve ser determinado.


Aprovações para aeronaves com dois motores a jato também devem levar em consideração o seguinte ao determinar se tal aprovação fornecerá o nível geral de segurança para qualquer voo pretendido pelas disposições do Anexo 8 da ICAO em relação a:

  • A confiabilidade do sistema de propulsão.

  • A certificação de aeronavegabilidade do tipo de aeronave.

  • O programa de manutenção específico para EDTO.


Monitoramento contínuo da experiência operacional relevante para EDTO


A aplicabilidade contínua das aprovações EDTO depende do relato de qualquer evento relevante para EDTO - definido como "qualquer mau funcionamento do sistema, degradação ou outro evento em voo que requeira que a tripulação tome uma decisão sobre retornar, desviar ou continuar sob um nível aumentado de alerta". Entende-se que a maioria desses eventos ocorre devido a circunstâncias não técnicas, como clima adverso, problemas médicos de passageiros, erro de pessoal de voo ou terrestre e colisões com pássaros. No entanto, a conscientização sobre eventos técnicos permite a supervisão da aeronavegabilidade contínua por parte dos fabricantes de aeronaves e suas autoridades certificadoras primárias, de modo que quaisquer ações corretivas necessárias possam ser identificadas e implementadas prontamente.


Direitos Adquiridos ETOPS

As SARPs ( Standards and Recommended Practices) da ICAO incluem uma recomendação específica de que aprovações ETOPS de Estado emitidas antes de 25 de março de 1986, que permitiam operações além do tempo limite estabelecido para tais operações, "deveriam considerar a permissão para que tal operação continue nessa rota após essa data".


Leituras recomendadas


  • ICAO Anexo 6 Operação de Aeronaves Parte 1 Transporte Aéreo Comercial Internacional - Aeronaves Capítulo 4 Seção 4.7

  • Anexo D ao Anexo 6 da ICAO "Orientações para operações por aeronaves a turbina além de 60 minutos para um aeródromo alternativo em rota, incluindo Operações de Tempo de Desvio Estendido (EDTO)". Observe que este Anexo será redesignado como Anexo B com efeito a partir de uma emenda ao Anexo que será efetiva a partir de 5 de novembro de 2020, mas seu conteúdo não mudará.

  • O Rascunho do "Manual de Operações de Tempo de Desvio Estendido" da ICAO, (2014) que não foi atualizado ou publicado formalmente desde então.

  • ICAO Doc 9760 "Manual de Aeronavegabilidade"

  • ICAO Doc 9976 "Manual de Planejamento de Voo e Gerenciamento de Combustível"

  • FAA AC 120-42B 'Operações de Alcance Estendido (ETOPS e Operações Polares), (2008)

  • EASA AMC 20-6 revisão 2 (2010)





 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Personal Flyer © 2005 - 2025

bottom of page