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Air India AI171 - Análise técnica, resposta regulatória e perspectivas futuras.

  • Foto do escritor: Comandante Bassani
    Comandante Bassani
  • 20 de jun.
  • 3 min de leitura

Por Comandante Bassani - ATPL/B-727/DC-10/B-767 - Ex-Inspetor de Acidentes Aéreos SIA PT - www.personalflyer.com.br/ - captbassani@gmail.com - Jun 2025

RAT - Photo Avi Johnson
RAT - Photo Avi Johnson

Em 12 de junho de 2025, o Boeing 787‑8 (registro VT‑ANB), operando o voo AI171 de Ahmedabad a Londres Gatwick, caiu aproximadamente 30 segundos após a decolagem da pista 23/05.

A bordo estavam 230 passageiros e 12 tripulantes. Apenas um sobrevivente foi resgatado com ferimentos.

O aparelho colidiu com um prédio de alojamento médico, causando a morte de cerca de 29 pessoas no solo, elevando o número de vítimas para aproximadamente 270–294 mortos.


Equipamento e manutenção


O Boeing 787 envolvido estava com a manutenção em dia: passou por revisão abrangente em 2023, com motores recentemente inspecionados ou substituídos (março/2025).

A agência reguladora indiana DGCA realizou inspeções de rotina em três aviões Airbus da frota, detectando escorregadores de emergência com inspeções vencidas, apontando falhas administrativas na manutenção — embora não diretamente ligadas ao voo AI171.


Resposta reguladora imediata


Após o acidente, a DGCA ordenou inspeções detalhadas em todos os Boeing 787‑8/9 dos operadores locais, especialmente os com motores GEnx.

A DGCA também exigiu registro de treinamento dos pilotos e despachantes do voo AI171 e iniciou uma revisão ampla dos protocolos de licenciamento, manutenção e treinamento em todas as empresas aéreas.

Vários voos do 787 da Air India foram suspensas ou realocadas durante esse processo.


Investigação técnica


Os CVR e DFDR (gravadores de voo) foram recuperados e estão sob análise do AAIB, com apoio técnico da NTSB (EUA), AAIB (Reino Unido), Boeing e GE.

Não foi confirmada decisão sobre análise externa dos gravadores: a agência indiana aguarda avaliação técnica para decidir entre o laboratório nacional em Nova Déli e laboratórios internacionais (EUA).

Dados preliminares sugerem um acionamento da Ram Air Turbine (RAT)*, possivelmente indicando falha dupla de motor ou elétrica pouco antes da queda.


Impactos operacionais e sociais


A Air India anunciou suspensão de cerca de 15% de seus voos internacionais, realocando recursos para segurança e manutenção.

Mais de 83 voos de wide‑body foram cancelados até meados de julho, incluindo ligações para Melbourne, Nairobi, Lagos e Amritsar‑Londres.

O governo indiano ativou centros de assistência em aeroportos, disponibilizando equipes de apoio 24h e linhas de emergência. Foi liberado auxílio imediato às famílias (₹25 lakhs + Tata Group).


Perspectiva e mudanças futuras


Embora trágico, trata-se do primeiro acidente fatal com um Dreamliner em 16 anos, gerando pressão por mudanças estruturais no sistema de segurança da aviação indiana.

Um comitê de alto nível examina falhas na orçamentação, fiscalização (DGCA/AAIB/BCAS) — com foco em maior investimento, pessoal e transparência.

Relatório preliminar deverá ser divulgado dentro de 30 a 90 dias, com relatório final em até um ano, conforme normas ICAO.


Conclusão visionária


O colapso do AI171 supostamente revela falhas recorrentes — tanto na cultura de manutenção quanto no sistema regulatório. Agora, com acentuada transparência e rigor técnico, o desafio é transformar essa tragédia em um marco para elevar os padrões de segurança não só na Air India, mas também em toda a aviação global.


Bons voos!



*A Ram Air Turbine (RAT) é um sistema com uma pequena hélice que se projeta da fuselagem em caso de uma falha técnica catastrófica. Diversos cenários podem levar ao acionamento da RAT, incluindo uma falha dupla dos motores. A RAT fornece energia elétrica e hidráulica básica, normalmente gerada pelos motores.


Fontes:

SimpleFlying – Air India Crash: Everything We Know So Far, 19/06/2025

Reuters – India regulator asks Air India for pilot and dispatcher training data, 17/06/2025

AP News – Black boxes analyzed after crash that killed 270, 15/06/2025

Times of India – Govt denies black boxes will be sent abroad, 18/06/2025

DGCA India – Comunicados oficiais sobre inspeções pós acidente, junho de 2025

ICAO – Annex 13 – Aircraft Accident and Incident Investigation (edição 11)



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